A amamentação garante inúmeros benefícios para a saúde do bebê, como a
redução da incidência de doenças alérgicas, da ocorrência de diarréias, de
infecções respiratórias, entre outras. O que ainda poucas mulheres sabem é que
o aleitamento materno também pode ser um aliado para minimizar os riscos de
problemas ortodônticos no futuro do bebê. Uma pesquisa organizada pela
Universidade de São Paulo divulgou que crianças amamentadas até os 12 meses
reduzem em 93% as chances de desenvolverem alterações na oclusão dentária.
Segundo o cirurgião dentista e mestre em ortodontia Cássio Selaimen, a criança
amamentada no peito sente maior segurança, o que diminui a ansiedade e
qualifica as condições do desenvolvimento físico.
— Além dos benefícios já conhecidos, a criança melhora a respiração e
exercita toda a musculatura do rosto, auxiliando no crescimento facial —
explica.
O estudo aconteceu dentro do Programa de Mestrado em Ortodontia da Universidade
Cidade de São Paulo (UNICID) e monitorou 1.377 crianças de 3 a 6 anos,
matriculadas em 11 escolas públicas de educação infantil situadas na Zona Leste
da cidade de São Paulo, concluindo que aquelas que receberam amamentação
exclusivamente materna durante mais os doze primeiros meses de vida
apresentaram um risco vinte vezes menor para o desenvolvimento de problemas
ortodônticos, especialmente em relação às mordidas cruzadas posteriores.
O aleitamento materno complementar às refeições no período de 6 a 12
meses apresentou risco ainda cinco vezes menor.
Cássio lembra que amamentar no mínimo até os seis meses também reduz o uso do
bico, causador de inúmeros transtornos.
— Quando a criança está no seio da mãe ela está mais tranqüila, sem ter
que compensar a ansiedade com o bico. O artefato utilizado inadequadamente
causa problemas como a mordida aberta, o desvio do queixo e respiração bucal,
favorecendo alterações inclusive, na estética da face — explica o
ortodontista.
Estabelecer o vínculo materno por meio da amamentação, de acordo com os
profissionais, fortalece os laços entre mãe e bebê e promove uma vida de
qualidade e saudável.
* matéria do dia 24/10/2010 do site www.clicrbs.com.br

0 comentários:
Postar um comentário